25.10.11

Você ainda está sozinha??

Esse não é um texto organizado através de pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nem tem uma linguagem "apropriada", jornalisticamente falando. Baseado nos bares, nas filas, nos elevadores, nas paradas de ônibus, nas praias e em todo e qualquer lugar que uma mulher possa frequentar.


Jéssica Pimentel por Carol de Andrade


"O que é você anda fazendo de errado menina? Está indo nos lugares certos, com as companhias certas, nas horas certas? O que você anda vestindo? Que sapatos são esses? Quer dizer que agora você está envolvida com política? O que é que você fez nesse cabelo?"





Iguais a essas, ouvimos milhares de perguntas que eu, particularmente, não consigo entender. O que são lugares certos? O que tem o meu cabelo? Como assim eu estou fazendo política? Achei que todas e todos faziam isso o tempo inteiro. Mas, mesmo que eu não entenda, essas perguntas permanecem sendo feitas diariamente, dentro de milhares de casas, de salas de aula, de bares, de filas e muitas mulheres ainda acham isso de absoluta relevância e entram em crise só de pensarem que não conquistaram aquele homem lindo e maravilhoso, porque gemeram alto demais. "Bote fé Carlão. A doida gritava. Isso lá é 'mulé' de levar pra casa?"




Duas amigas saem da casa de uma delas pra tomar uma cerveja por perto, o táxi dava uns R$ 8 (oito), não tinha perigo de voltar pra casa só. Elas tinham a grana da cerveja, trabalharam pra isso. Elas estavam lindas, roupa, sandálias, maquiagem, tudo comprado por elas. Elas tinham passado o dia com outras pessoas (em sua maioria mulheres) que também moram sozinhas, pagam suas contas e se viram muito bem assim.



Mary, Alaíde e Luh - Thiago Lima




Todos os homens que pararam do lado dessas duas mulheres não ofereciam nenhuma conversa interessante que durasse mais de 5 minutos. Me respondam agora por favor: Que diferença esse cara faria na vida delas? Não me fale que sexualmente. "Eu gosto de conversar depois de dar uma". Em muitas vezes quando se observa uma mulher "sozinha", isso pra sociedade que eu critico, aquela que analisa mais não conhece, se diz da homesexualidade dela.

"Mulheres sem homens gostam de mulheres".

Não! Não necessariamente. Há tempos, comecei uma conversa na faculdade com uns colegas. Por andar muito mais com homens, tive certa facilidade. A pergunta inicial da conversa era:


Dandara (Top master SS)



Você namoraria uma mulher que fuma maconha, usa roupa curta, fala palavrão, tem muito amigo homem, dorme fora de casa, é ligada a partido político e as vezes quer sair sozinha?


Poucos me disseram que não. Entretanto, daquele jeitinho curioso, fui sondando as namoradas. Meninas meigas, delicadas, discretas. Pois bem, quem vê cara não vê atitude. Mas o fato, é que mulheres assim (as que eles dizem que namoram) normalmente tem suas vidas ocupadas com livros, formações, amigos, viagens, debates e deixam suas vidas amorosas um tanto pra depois. Será?

Como eu disse lá no começo, isso aqui não é uma pesquisa científica, mas eu acredito que esse pensamento aí esteja errado. Nos apaixonamos, nos permitimos, nos entregamos (me colocando no grupo das mulheres que eles dizem que namorariam). Mas estamos em busca de uma sociedade justa e igualitária, onde eu não precise me preocupar com que roupa eu estou vestindo, nem com que palavras usar pra impressionar qualquer pessoa.



Lara e Marila por Carol de Andrade



Escreve aí pra aquele menino com quem tu tá afim de sair tem uma data. Vocês já se falaram milhares de vezes, já rolaram altas coisas marcadas e não cumpridas. Escreve assim: Oi, tudo bem? Tava pensando em passar na tua casa hoje, rola? Espera a resposta. Tá, tudo bem, eu to sendo cruel né? To com mania de perseguição. ¬¬


Minha mãe me para esses dias e diz: Eu até queria namorar, mas quem? Os homens da minha idade (47) querem mulheres de 25, não admitem meus netos e ainda querem que eu passe o dia cozinhando. Pode?


Eu até quis responder, mas não precisava. Ela deu as costas e seguiu, como sempre fez. Mãe aos 19, depois aos 22, depois aos 23, com um marido dependente químico, ela acaba de se formar em Licenciatura Plena em História e agora cursa a sua sonhada Pós Graduação em História Contemporânea. Alguns homens passaram por ela. Alguns só levaram, outros, pouco deixaram. Mas ela ficou e ficou forte, ficou sem parar, ficou sem cair.
Por ela, eu sei desde pirralha o que é 'punheta', porque sexo dentro de casa, é melhor que sexo na esquina. Por ela, desde adolescente, eu sei o que é camisinha, porque sexo seguro é melhor que sexo nenhum.


E se dentro da minha casa eu tenho a mulher que passou por tantos obstáculos na vida pela minha sobrevivência, vou me preocupar com alguem que há pouco era quase um estranho e que resolveu reclamar das minhas roupas na frente dos amigos só pra afirmar sua masculinidade? Por respeito a minha mãe e a tantas outras mulheres de luta, Não!



Marina Suassuna por Carol de Andrade



Eu saio com quem eu quiser e isso não é submissão, é escolha.
Eu falo dos meus desejos e vontades e isso não é exposição, é poder de decisão.
Eu falo alto porque eu quero alcançar mais mulheres.
Eu uso roupas curtas porque eu quero e não tenho que explicar isso a ninguem.
Eu batalho, eu acordo, eu grito, eu gozo, eu choro, eu expulso, eu recebo e ainda assim, terão aqueles que me chamarão de puta depois de lerem isso.


Honradas sejam as que tem coragem de entregar seu corpo pelo prazer de um outro e pelo sustento de alguns outros.


"A nossa luta é todo dia. Somos mulheres e não mercadoria".



Bárbara Vasconcelos

15 comentários:

  1. Bem, tentando não trazer para a discução de genero, tentarei fazer alguns adendos. Primeiro, ressalto que compreendo muito bem o que você coloca como cobrança social, acho cruel mesmo essa ditadura que se impõe do "certo" ou "errado", ditadura esta que foge mais uma vez a discução de genero, pois tais cobranças, que geralmente recaem as mulheres mais jovens, é feita tanto por homens quanto por mulheres, a mamãe geralmente é a primeira. Mas volto a frizar, não é questão de genero. Minha linda e amada titia, toda vez que vem me ver, desvela o mesmo rosario "Vc se veste muito mal, meu filho, se vista melhor, vc é tão bonitinho mas insiste em ter cabelo grande. Tira essa barba, vc ganha no minimo uns vinte anos :O" Vinte é f.... isso pra um cara de trinta e oito soa como o que? Mas não é só a titia, sei que para algumas mulheres meu jeito de se vestir - calça jeans, camisa de botões, sapado meio esportivo meio social ( deixei o allstar de lado quando percebi que tava me tornando um clichê ambulante, o intelectual de cinema de meia idade, urghhh, me deu orgeriza.) bem, sei que não sou bem o tipo de certas garotas, e as vezes até me surpreendo quando uma tipica patricia da vida se pega me flertando em algum canto. kkkkkkkkkkkkk. Bom, o resumo dessa minha carta aqui é mesmo te dizer o seguinte: como já diria o Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. A gente deve mesmo não se importar muito com padrões estabelecidos, pois na verdade ele naturalmente estão caindo. O mundo é de quem tá vindo, e no momento quem tá vindo tem vinte e poucos anos. Relex, se passarmos de dois mil e doze, kkkkkkkkkkkkkkkkk, ilesos, kkkkkkkkkkk, a gente aproveita e come peixe frito na beira da praia. No sentido mais anti convencional possivel.
    Ahhh, o adendo a mais, e esse é questão de genero: Independencia demais, atividade demais, ( livros demaid, filmes demais, baladas demais, protestos demais e etc) costumam não deixar tempo pra outros tipos de contemplação da vida, namorar por exemplo. kkkkkkkkk. E isso, não é questão de genero. Eu, pessoalmente, quando estou com alguém, quero curtir paz e harmonia com essa pessoa. Justamente porque de problemas para nós dois, o mundo se encarregará perfeitamente de arrumar. Vai ver que é porque to ficando velho.
    Talvez isso explique seus amigos procurarem namoradinhas calminhas. kkkkkkkkkkk. Mas só talvez.

    ResponderExcluir
  2. Tão verdadeiro com a realidade das garotas do século XXI. ADOREI ;)

    ResponderExcluir
  3. Fodão o texto, e concordo plenamente!
    E realmente, anda terá um filadaputa que vai ler e lhe taxar assim.. ¬¬


    Por.LuhSampaio

    ResponderExcluir
  4. Bem articulada...Ninguém precisa mudar por nada,
    as pessoas é que tem que aceita-las,
    O problema é que quando as pessoas se relacionam elas esquecem que a vida paralela ja existia,e tentam montar uma pessoa que na verdade num é aquela que se esta junto.
    Apartir do momento que vc tem um Joazin e quer transforma-lo no Gianecchini,
    devemos mudar nossos conceitos.
    Liberdade de expressao...


    "Eu saio com quem eu quiser e isso não é submissão, é escolha.
    Eu falo dos meus desejos e vontades e isso não é exposição, é poder de decisão.
    Eu falo alto porque eu quero alcançar mais mulheres.
    Eu uso roupas curtas porque eu quero e não tenho que explicar isso a ninguem."

    ResponderExcluir
  5. Meninaaa, adorei!
    Me identifiquei bastante em diversos momentos do texto. Meu pensament é este!
    E sim, algum idiotinha vai ler e achar que você não tem nenhum valor e que você é a errada da história. Ainda há muito a ser mudado mas, um dia nós iremos conseguir!!!!

    ResponderExcluir
  6. Porra gostei pra caramba do texto!! que não é um simples texto é uma rebeldia inteligente!! fodam-se as amarras dos costumes!!!

    ResponderExcluir
  7. Claro, limpo e direto ao ponto. Adorei teu texto.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto, adorei. Concordo com muita coisa e super me identifiquei com essa mulher retratada. =D

    ResponderExcluir
  9. Abri um sorriso gigante ao ler o post. Só tenho isso pra falar. rs

    ResponderExcluir
  10. Concordo, Jeorge, quando vc diz que a gente precisa ter tempo pra essas coisas, de fato
    Mas é fato também que meninas mais quietinhas e bobinhas tão na lista preferencial da maioria...
    Se bem que essa maioria também são uns bobões

    hahaha

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, linda! Somos tod@s pelo grito feminino, ainda tão oculto e logo tão libertado.

    ResponderExcluir
  12. O texto tá lindo... as imagens perfeitas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o texto e as imagens (foi muito interessante ver pessoas que conheço posando)! Parabéns! :>D

    ResponderExcluir